13 de julho de 2016

Acupuntura – o que você precisa saber

O que é Acupuntura?

Acupuntura é uma modalidade antiga de medicina cada vez mais reconhecida por pacientes e pela ciência. Durante o tratamento são inseridas agulhas muito finas, quase da espessura de um cabelo, em pontos específicos do corpo. A estimulação desses pontos tem efeitos no sistema nervoso central e periférico, liberando substâncias químicas do corpo como endorfina e encefalina, que possuem propriedades de aliviar a dor. Além disso, outros hormônios e substâncias são liberadas promovendo a homeostase do corpo e tratando diversas enfermidades.

Acupuntura dói?

Essa é uma das perguntas mais comuns em relação à acupuntura, pois os pacientes costuma associar agulhas a dor. A agulha de acupuntura é até 10 vezes mais fina que as agulhas utilizadas para injeções e testes de sangue, portanto é quase indolor a inserção. Após a inserção, o acupunturista irá introduzir a agulha para o nível apropriado e fazer uma pequena manipulação para aumentar o efeito. Neste momento o paciente pode vir a sentir diferentes sensações como um leve choque, peso, resfriamento ou calor, podendo este efeito ser apenas momentâneo. Caso sinta qualquer desconforto, avise ao acupunturista e ele ajustará as agulhas. Todas as agulhas são esterilizadas e descartáveis.

Quantas vezes tenho que fazer?

Os tratamentos são semanais, normalmente três vezes por semana nas duas primeiras semanas, duas vezes por semana no decorrer de um ou dois meses e após uma vez por semana. Uma vez que a queixa tenha sido controlada e o paciente já não apresente mais sintomas, o tratamento é feito com menor frequência. Problemas que persistem há muito tempo tendem a necessitar de mais tratamentos para ser sanado do que os que surgiram recentemente. O plano do tratamento irá ser avaliado após a primeira sessão e reavaliado a cada nova sessão.

Quantos tratamentos vou precisar?

Dependerá da duração, severidade e natureza da queixa. Normalmente as desordens crônicas demandam de 10 a 20 sessões para controle. Algumas condições agudas podem ser resolvidas em uma única sessão e condições degenerativas podem levar até 40 sessões. A cada sessão é feita uma avaliação do progresso e a cada dez sessões é realizada uma reavaliação geral.

Como eu posso me preparar para minha sessão?

O ideal é fazer uma refeição leve antes da consulta assim seu corpo terá energia para a sessão. Use shorts ou uma calça/blusa larga que permita a utilização do joelho, cotovelo e abdômen. Não faça atividades físicas intensas, ingestão de álcool, fumar muito, ou ingerir refeição pesadas antes ou depois da acupuntura.

Posso receber acupuntura se estiver grávida?

Sim. Todavia, alguns pontos são contra indicados para grávidas, portanto, é importante comentar com seu acupunturista caso esteja grávida ou existam chances de estar grávida.

Recomendações gerais

Evite fazer uma sessão de acupuntura se estiver há mais de 6 horas sem se alimentar.
Use roupas confortáveis que permitam a puntura da perna e braços.

EXPERIMENTE ACUPUNTURA

O TRATAMENTO DE SAÚDE NATURAL QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO